A Cirurgia Dermatológica abrange procedimentos diversos, capazes de remover ou modificar a pele e o tecido celular subcutâneo, sejam eles diagnósticos, cirúrgicos, cosmiátricos ou oncológicos. Dentre os procedimentos realizados, podemos destacar: cirurgia e procedimentos a laser, criocirurgia, remoção de pintas e sinais, eletrocirurgia, preenchimentos, cirurgia Micrográfica de Mohs e eletrocirurgia, cirurgia de unha e transplante de cabelos.
O profissional que realiza tais procedimentos é obrigatoriamente um médico dermatologista, com título de especialista em dermatologia e aprovado em concurso pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Deste modo, ao conhecimento clínico da fisiologia da pele e de suas patologias, soma-se o domínio das técnicas cirúrgicas, assegurando mais segurança aos pacientes tratados.
Abrangente, a Cirurgia Dermatológica engloba desde tratamentos para melhorar a qualidade de vida e a auto-estima de seus pacientes – como peelings e preenchimentos, por exemplo – até tratamentos para câncer de pele e outras doenças, utilizando o que existe de mais moderno em terapêutica médica. Ela pode ser dividida em:
- Cirurgia básica: remoção de pintas, cistos,lipomas, unha encravada, etc.;
- Cirurgia avançada: retirada de tumores e cânceres de pele, enxertos, correção de cicatrizes, etc.;
- Cirurgia corretiva: tratamento de cicatrizes de acne, tatuagens, manchas, etc.;
- Cirurgia cosmética: transplante de cabelos, cirurgia de pálpebra, lipoaspiração tumescente, e outras;
- Procedimentos dermatológicos: toxina, laser, etc.