A cicatriz aparece na recuperação natural que a pele faz em relação à ferimentos e cortes. Dependendo do tipo do ferimento ou do corte, a cicatriz pode ficar mais viva e saliente, deixando assim marcas que incomodam esteticamente. Acidentes, cirurgias de emergência e cirurgias plásticas são alguns dos principais fatos que ocasionam cicatrizes que acabam incomodando o individuo.
Com o passar do tempo a cicatriz se torna menos evidente, mas em alguns casos não acontece essa amenização. Por esse motivo a estética moderna desenvolveu algumas técnicas para a reparação dessas cirurgias, devolvendo assim a auto-estima do paciente que sofre com a cicatriz em evidência. Existem diferentes métodos para que a cicatriz seja tratada. Entre os métodos, a cirurgia plástica é um dos meios mais procurados pelos pacientes.
A cirurgia para reparar cicatrizes normalmente é feita em cicatrizes grandes ou mesmo largas que podem ser reparadas com a própria pele. Em alguns casos, apenas a mudança na direção da cicatriz permite uma camuflagem esteticamente melhor do que antes. Nesse tipo de cirurgia são feitos reparos internos e externos que deixam a cicatriz quase imperceptível. Não é algo dolorido e demorado. A anestesia pode ser local, com reparos na própria clinica do cirurgião plástico. Dependendo do tipo da cirurgia, ela pode ser feita também em hospitais.
Além da cirurgia plástica, existem métodos não invasivos para a camuflagem de cicatrizes. Na maioria dos métodos é usada a esfoliação da pele, onde a pele morta com a cicatriz é retirada, dando espaço assim para uma nova pele.
Muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona cirurgia para cicatrizes, mas na verdade é um procedimento simples e que se parece muito com uma plástica comum, onde é feita a reparação da pele, do local afetado.
fonte: http://www.mundodastribos.com/cirurgia-plastica-de-cicatrizes.html