Conhecido como lifting de braços ou braquioplatia, é um procedimento cirúrgico que remodela o braço. Excesso de pele é retirado através de uma incisão na axila ou a partir da axila até o cotovelo, reduzindo também o excesso de gordura e tornando o pele mais firme e suave.
Bons candidatos a braquioplastia ou lifting de braços são aqueles que têm flacidez da pele na parte do braço, devido ao envelhecimento, a genética ou perda de peso.
Dobras da pele do braço não são apenas desagradáveis, mas também podem interferir no uso de roupas com manga, assim como causar erupções na pele e irritação nas axilas.
A fim de remover o excesso de pele dos braços são necessárias incisões, que serão feitas nos lugares mais discretos possíveis, porém são cicatrizes visíveis. O tipo de incisão feita, depende da quantidade de pele extra e a localização da mesma.
Se o excesso de pele está localizado dentro de dois centímetros da axila, o cirurgião pode, potencialmente, puxar a pele para cima através de uma incisão na axila. Para casos cujo excesso de pele se estende da axila até o cotovelo, a única opção é a remoção completa da flacidez do braço com uma incisão que vai da axila ao cotovelo, na parte interna do braço.
A aparência da cicatriz após a recuperação da braquioplastia ou lifting de braços varia de paciente para paciente e não pode ser previsto. Portanto, é extremamente importante decidir se trocar a flacidez por uma cicatriz vale a pena.
Após a braquioplastia ou lifting de braços, uma cinta elástica especial para os braços é utilizada para reduzir o inchaço. A cicatrização inicial ocorre geralmente em 10 a 14 dias após a braquioplastia.
As suturas são removidas geralmente dentro das primeiras 2 a 3 semanas. O inchaço e as equimoses desaparecem gradualmente de 3 a 4 semanas após a cirurgia e geralmente desaparece por completo de 3 a 6 meses após a cirurgia.
As cicatrizes claream de 6 a 24 meses após a braquioplastia ou lifting de braços, dependendo da sua capacidade de cicatrização.