Tipos:
Abdominoplastia clássica: A dermolipectomia abdominal, também chamada de abdominoplastia, é o procedimento cirúrgico que visa remover flacidez muscular e excessos de pele na região abdominal, fatores que ocorrem após flutuações acentuadas de peso. É realizada tanto na porção inferior, quanto na porção superior da barriga.
Abdominoplastia extensa: O princípio da técnica é idêntica ao da abdominoplastia clássica (remoção de flacidez e sobras de pele na parte inferior e superior da barriga), porém, na abdominoplastia extensa também são removidos excessos gordurosos nas laterais da barriga, o que oferece um aspecto mais equilibrado ao abdômen.
Miniabdominoplastia: É a mesma técnica da abdominoplastia, porém numa versão reduzida. Normalmente, é indicada para quem possui uma quantidade pequena de flacidez, sem apresentar muitas sobras de pele. Sua realização é indicada apenas para a porção inferior do abdômen.
Lipoabdominoplastia: É a junção das técnicas de abdominoplastia e lipoaspiração, que remove excessos de pele, gordura e flacidez e remodela por completo a silhueta.
No Homem
Se as mulheres buscam a abdominoplastia para recuperar a autoestima e se livrar de flacidez na região abdominal, com os homens não é diferente. Não raro, os homens também recorrem à cirurgia plástica da barriga para obter um abdômen mais harmônico e equilibrado ao seu contorno corporal. Além de terem sua autoestima elevada, ficam com maior confiança frente ao espelho e, consequen- temente, obtêm uma melhora na qualidade de vida.
Na Mulher
Uma silhueta em desarmonia é capaz de causar grandes abalos na autoestima feminina. Flutuações de peso resultantes de dietas mal elaboradas, perda de peso brusca após uma gestação na qual se ganhou muito peso e falta de exercícios físicos podem deixar a barriga com o temido aspecto caído, a chamada “barriga de avental”, com sobras de pele e flacidez na região abdominal.